Pular para o conteúdo principal

A lei Maria da Penha.

Como se nao bastasse o preconceito de que sao vitimas e a violência  urbana , muitas mulheres sao obrigadas a conviver com a violência dentro de suas próprias casas
Dados levantados pela Fundação Perseu Abramo revelam a gravidade da situação : 43 por cento das mulheres brasileiras ja confirmaram ter sofrido algum tipo de violência por parte do marido, parceiro, namorado ou pessoas que tiveram ou tem relações efetivas. 
As agressões  mais comuns sao tapas, empurroes, xingamentos, violência moral ou psicológica.
De acordo com a pesquisa, a cada quinze segundos, uma mulher é espancada no pais. Entretanto, muitas mulheres, com medo de sofrer novas agressões, ou envergonhadas pela situação, nem sempre levam esses fatos ao conhecimento da policia 
Uma nova lei, em vigor desde 2006 , pode servir de estimulo para que denuncias do gênero se tornem mais frequentes. Trata se da Lei Maria da Penha , que tipifica  como crime esse tipo de violência domestica. Agora o agressor pode ser condenado ate três anos de prisão
A lei prevê diversas medidas que visam a proteção da mulher  , entre elas a que obriga o agressor a sair de casa e garante a proteção dos filhos.
O governo colocou tambem a disposição de toda a população o telefone 180, que funciona 24 horas por dia, para receber denuncias e fornecer a orientação a quem queira denunciar alguma violência contra mulheres.   
Vitima de diversas agressoes por parte do ex-marido, Maria da Penha Maia Fernandes ficou paraplegica ao ser baleada por ele. Sua luta fez o governo a aprovar em 2006 a lei Maria da Penha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tão sonhada "igualdade social "

Em entrevista com Bolsonaro no roda vida da tv cultura , perguntaram a ele "como ele pretende reembolsar a escravidao, ajudar mais os negros e o pobres, ele respondeu que nao foi ele em que escrevizou os negros da África " . Sim nao foi ele , mais nao era essa resposta que os negros e os pobres queriam ouvir, mas é complicado ver um pobre se formando médico no Brasil , pois é caro a mensalidade da faculdade e ainda temos que trabalhar e estudar, para ajudar nossos familiares, entao ja viu como é complicado se destacar . Talvez se todos os pobres tivessem a mesma oportunidade que os ricos , sem desigualdade social, a meritocracia para todos , nao iria precisar existir cota no Brasil. Mas para isso, precisamos de um presidente que cuide do seu povo , que veja o que o povo da periferia sofre e assim teremos a tão sonhada igualdade social.

O futuro da nação

Ano de eleição chegando e vocês ja sabem em que irá votar? Entao quero entrar em um assunto que é do interesse de todos os brasileiros, pois irá repercutir no futuro não só do Brasil , mais sim do filhos dele. Hoje alguem mais "experiente"  falou para mim que se arrependeu em nao ter votado em Enéas na eleiçao de 1998 por achar muito futurista e lunático. Hoje se falam  muito de Bolsonaro, Geraldo alckimim e o PT ninguem  sabe o candidato. E entao me vem o pensamento de Platão que considera impróprio que o governo de uma cidade seja exercido pelas classes militares ou econômicas. No primeiro caso, o poder político poderia ser degenerado pelo impulso guerreiro e o governante se tornaria um tirano, alguém que governa com poderes ilimitados, podendo revogar a legislação quando bem entender, governando através do uso da força. Atualmente, esta forma de governo é vista no ocidente de modo negativo; no Brasil, tivemos uma experiência de tirania parecida com a criticad...

Respeito : ato de respeitar-se

O respeito ao próximo,  tem que ser espontâneo, nao precisamos praticar por educaçao tem que ser natural, coisas do ser humano. O respeito vai além de não se corromper com a mulher do próximo,  voce tem que respeitar a escolhas da sociedade. Se ela nao atingir você não precisa aceitar, apenas respeite. Cada um de nós,  adquirimos doutrinas, pensamentos, religião e cultura diferente ninguém é igual ninguém, as pessoas são únicas e isso faz bem para o social. E quando você se respeita e respeita o próximo, quebra a barreira do preconceito e assim vai elevando seus pensamentos e conhecimentos. E talvez está seja a solução , nada precisamos aceitar mas todos nós  precisamos respeitar.