Pular para o conteúdo principal

ProUni abre inscrições nesta terça; estudantes podem consultar vagas

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam nesta terça-feira, 26. Os interessados podem consultar as vagas que serão ofertadas no segundo semestre na página do programa.

Ao todo serão oferecidas 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais em 1.460 instituições de ensino superior privadas. As vagas podem ser consultadas por curso, por instituição ou por município.

Para se candidatar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, ter alcançado no mínimo 450 pontos e ter tido nota superior a zero na redação.

Além disso, só podem participar alunos brasileiros sem curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

Alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos ou professores da rede pública também podem solicitar uma bolsa.

Bolsa integral

O candidato que quiser uma bolsa integral deve ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm uma renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Quem conseguir uma bolsa parcial, e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As inscrições podem ser feitas desta terça até sexta-feira, 29, na internet. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis também na página do ProUni, a partir do dia 2 de julho para a primeira chamada, e 16 de julho para a segunda.

Aplicativo

Os candidato podem baixar o aplicativo do ProUni, disponível na Google Play e App Store. A inscrição deve ser feita pela internet, mas pelo aplicativo o estudante pode acompanhar as divulgações das notas de corte dos cursos, pesquisar bolsas e acompanhar todo o calendário do processo seletivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tão sonhada "igualdade social "

Em entrevista com Bolsonaro no roda vida da tv cultura , perguntaram a ele "como ele pretende reembolsar a escravidao, ajudar mais os negros e o pobres, ele respondeu que nao foi ele em que escrevizou os negros da África " . Sim nao foi ele , mais nao era essa resposta que os negros e os pobres queriam ouvir, mas é complicado ver um pobre se formando médico no Brasil , pois é caro a mensalidade da faculdade e ainda temos que trabalhar e estudar, para ajudar nossos familiares, entao ja viu como é complicado se destacar . Talvez se todos os pobres tivessem a mesma oportunidade que os ricos , sem desigualdade social, a meritocracia para todos , nao iria precisar existir cota no Brasil. Mas para isso, precisamos de um presidente que cuide do seu povo , que veja o que o povo da periferia sofre e assim teremos a tão sonhada igualdade social.

O futuro da nação

Ano de eleição chegando e vocês ja sabem em que irá votar? Entao quero entrar em um assunto que é do interesse de todos os brasileiros, pois irá repercutir no futuro não só do Brasil , mais sim do filhos dele. Hoje alguem mais "experiente"  falou para mim que se arrependeu em nao ter votado em Enéas na eleiçao de 1998 por achar muito futurista e lunático. Hoje se falam  muito de Bolsonaro, Geraldo alckimim e o PT ninguem  sabe o candidato. E entao me vem o pensamento de Platão que considera impróprio que o governo de uma cidade seja exercido pelas classes militares ou econômicas. No primeiro caso, o poder político poderia ser degenerado pelo impulso guerreiro e o governante se tornaria um tirano, alguém que governa com poderes ilimitados, podendo revogar a legislação quando bem entender, governando através do uso da força. Atualmente, esta forma de governo é vista no ocidente de modo negativo; no Brasil, tivemos uma experiência de tirania parecida com a criticad...

Respeito : ato de respeitar-se

O respeito ao próximo,  tem que ser espontâneo, nao precisamos praticar por educaçao tem que ser natural, coisas do ser humano. O respeito vai além de não se corromper com a mulher do próximo,  voce tem que respeitar a escolhas da sociedade. Se ela nao atingir você não precisa aceitar, apenas respeite. Cada um de nós,  adquirimos doutrinas, pensamentos, religião e cultura diferente ninguém é igual ninguém, as pessoas são únicas e isso faz bem para o social. E quando você se respeita e respeita o próximo, quebra a barreira do preconceito e assim vai elevando seus pensamentos e conhecimentos. E talvez está seja a solução , nada precisamos aceitar mas todos nós  precisamos respeitar.